sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Vaticano escreve aos diáconos permanentes

Cardeal Cláudio Hummes destaca valor deste serviço recuperado após séculos de esquecimento

O prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes, enviou uma carta aos Diáconos permanentes de todo o mundo, sublinhando a “inestimável riqueza” deste serviço que foi restabelecido pelo Concílio Vaticano II.

“A Igreja agradece e reconhece a vossa dedicação e o vosso qualificado trabalho ministerial. Ao mesmo tempo, quer encorajar-vos na estrada da santificação pessoal, da vida de oração e da espiritualidade diaconal”, escreve o Cardeal brasileiro.

Em pleno ano sacerdotal, D. Cláudio Hummes pede “um esforço constante para estudar a Palavra e fazê-la sua”. “Ao mesmo tempo, a formação intelectual, teológica e pastoral apresenta-se como desafio para toda a vida. Um qualificado e actualizado ministério da Palavra depende muito dessa formação aprofundada”, acrescenta.
Este responsável lembra que o diaconato tem as suas raízes “na organização eclesial da caridade, na Igreja primitiva”, em especial junto dos mais desfavorecidos.

“Devemos amar os pobres de maneira preferencial, como o fez Jesus Cristo. Ser solidários com eles. Procurar construir uma sociedade justa, fraterna e pacífica”, escreve o prefeito da Congregação para o Clero.

O Cardeal Hummes considera que os diáconos de identificam “especialmente com a caridade”. “Não se compreenderia um Diácono que não se envolvesse pessoalmente na caridade e na solidariedade para com os pobres, que hoje de novo se multiplicam”, alerta.
Em conclusão, este responsável saúda os Diáconos permanentes, bem como as esposas e os filhos daqueles que, entre eles, são casados. O diaconato é o grau inferior do Sacramento da Ordem e estes diáconos não são ordenados em função do sacerdócio.
Fonte: Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário